terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Eu avisei que era cedo demais...


Gentil, juro que não fui eu quem escolheu a foto do sorriso amarelo do R. Ceni. Acho que até ele já sabia que se tratava de um mico.


http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2011/02/22/justica-obriga-sao-paulo-a-devolver-a-taca-das-bolinhas-em-24-horas-a-caixa.jhtm
22/02/2011 - 15h48
Justiça obriga São Paulo a devolver a Taça das Bolinhas em 24 horas à Caixa
Do UOL Esporte
Em São Paulo *

A novela da Taça das Bolinhas continua. Nesta terça-feira, o juiz Gustavo Quintanilha Telles de Menezes, da 50ª Vara Cível do Rio de Janeiro, determinou que o troféu seja devolvido para a Caixa Econômica Federal em 24 horas, até que o caso tenha uma decisão final.
"Com efeito, considerando que a Caixa Econômica Federal foi o órgão instituidor do mencionado prêmio, bem como é instituição da mais alta segurança e credibilidade, havendo, ainda, notícia de ambas as partes (fl. 05 e 23) que tinha a mesma a guarda do troféu, a hipótese é de intimá-la para receber de volta a ´Taça de Bolinhas´ e não entregá-la a nenhum dos dois times, até que haja manifestação judicial definitiva. Quanto ao São Paulo Futebol Clube, que recebeu precipitadamente o troféu, antes de decisão definitiva das justiças desportiva e comum, deve restituí-lo à Caixa Econômica Federal, sob pena do mesmo ser buscado e apreendido, no fiel cumprimento desta decisão. A multa deverá ser executada ao final do processo, quando se decidirá sobre a ocorrência ou não de crime de desobediência. Posto isso, MANTENHO A DECISÃO LIMINAR e, considerando a notícia de que, apesar de intimada para não entregar o troféu ao São Paulo Futebol Clube, a Confederação Brasileira de Futebol optou por descumprir a decisão judicial, DETERMINO a intimação por oficial de justiça do São Paulo Futebol Clube, para entregar o troféu denominado ´TAÇA DE BOLINHAS´, no prazo de vinte e quatro horas, sob pena de crime de desobediência de seu Presidente, à Caixa Econômica Federal, na sede ou agência em que a taça estava guardada antes da entrega da mesma ao clube pela CBF, devendo o troféu permanecer sob a guarda da Caixa Econômica Federal até o trânsito em julgado do processo principal", revelou o principal trecho da decisão do juiz.
A reportagem do UOL Esporte tentou entrar em contato novamente com o diretor jurídico do São Paulo Kalil Rocha Abdalla, mas não obteve sucesso. Na última segunda, o dirigente havia dito que só obedeceria uma decisão da Justiça, já que a mesma havia declarado o Sport campeão brasileiro em 1987.
Na edição do Campeonato Brasileiro de 1987, os times do Módulo Verde, no meio da competição, teriam de enfrentar equipes do Módulo Amarelo. Flamengo e Internacional, entretanto, se recusaram a jogar contra Sport e Guarani.
O Flamengo venceu a equipe gaúcha por 1 a 0 e celebrou a conquista. A briga pelo reconhecimento durou vinte e quatro anos, mas o torcedor rubro-negro enfim teve a homologação do tão requisitado título por parte da CBF.

16 comentários:

  1. Meus amigos, vem merxx grande por aí. Estádios, Clube dos 13. Bolinhas, Televisão. Vem merxx grande por aí.

    ResponderExcluir
  2. Mc Tolima,

    O São Paulo foi penta-campeão em 2007 (e hexa em 2008).

    O Flamengo foi penta em 2009 e hexa essa semana.

    Em 2010 Santos e Palmeiras se tornaram Octa campeões com o reconhecimento dos títulos jurássicos.

    Ou primeiro penta-campeão foi o São Paulo (o primeiro a ser reconhecido como tal) ou foi o Santos (o primeiro que ganhou 5 campeonatos reconhecidos como Brasileiro).


    Korus. Tá fedendo demais.

    ResponderExcluir
  3. Muito boa argumentação, Gentil, realmente o reconhecimento da CBF foi agora, ainda q todos os outros membros do clube dos 13 (inclusive o Sport), reconhecessem o flamengo como campeao de 87 desde sempre. Mas, ainda q sejam bons argumentos, são imprestáveis. Em analogia, seria como se o exame de DNA de uma investigação de paternidade fosse feito qdo o menino já tem uns15 anos de idade. As obrigações do pai, agora reconhecido, voltam desde os tempos do nascituro. Boa sorte ao SPFC, vcs vao precisar

    ResponderExcluir
  4. O legal é que a CBF esperou a entrega da taça para o São Paulo para logo depois reconhecer um título de 16 anos atrás.
    Na sequencia Corinthians e Flamengo abandonam a única associação de clubes que poderia peitar a CBF...
    Mesmo achando que o Flamengo fosse legítimo merecedor da taça, a forma de troca com que tudo aconteceu mostra como funcionam as coisas na CBF.
    Isso cheira muito mal. Me dá nojo. Me dá vontade de nunca mais acompanhar essa M.
    Sugestão para o JJ: Destrua a taça.
    Suegstão para o Brasil: Vamos as ruas para derrubar o Teixeira. Se até o Khadafi pode cair, porque não nosso tirano ditador?

    ResponderExcluir
  5. Interese. Puro jogo de intereses...a um nível insuportável!
    O futebol deveria ser chamado de Interesse Association.
    Ao meu ver tem dois caminhos para a revolução: o primeiro citado pelo Lúcio acima; o outro seria implodir toda esta merda de estrutura do futebol existente (estádio, clubes, campeonatos, CBF, ministério do esporte, televisão, marketing, etc...) e re-transformar o futebol em esporte amador!
    Nesta linha pelo menos os dirigentes já o são.
    Como se não bastasse mais merda vêm por aí...

    ResponderExcluir
  6. Apesar de toda a polêmica. O time do Flamengo de 1987 era tão bom que sozinho mereceria a taça. Sem jogar, só de ler a escalação. Se jogasse hoje ganharia o Brasileiro com 46 rodadas de antecedência.

    ResponderExcluir
  7. Caros amigos advogados, uma questão:
    O que é, pra que serve, quando e por que foi criada a JUSTIÇA DESPORTIVA.
    No meu chulo conhecimento JUSTIÇA é JUSTIÇA e ponto final.
    Ou temos também JUSTIÇA ARTÍSTICA, JUSTIÇA POLÍTICA, JUSTIÇA RELIGIOSA?, etc...
    Sinceramente me esclareçam por favor.

    ResponderExcluir
  8. Casca,

    A justiça desportiva foi criada para resolver as coisas no Rio, entre amigos.

    Houve um caso recente que o São Paulo perdeu uma parada contra o Botafogo e o juíz da questão foi um advogado botafoguense fanático que trabalha com a Cibelle.

    #destruaataçadasbolinhas

    ResponderExcluir
  9. Questão 2:
    Quando se fala, '... que o SPORT considerou em 1987 o flamengo campeão...'; na verdade se fala da instituição SPORT ou dos dirigentes do SPORT na época. Me parece que os atuais dirigentes não consideram. O que vale? Uma assinatura? Qual a representatividade dela? Eleição via conselheiros? e a torcida? Ah! É um clube, o que vale são os votos dos associados...
    Acho que futebol e clubes, pelo menos no aspecto democrático, a muito tempo são coisas incompatíveis. Existem alternativas? Sócio torcedor é um caminho?

    ResponderExcluir
  10. 1 campanha e 1 lembrete: #destruatacadasbolinhas e #naohavirgensnazona

    ResponderExcluir
  11. Carai, agora fiquei assustado. Ao ler o cometário do Gentil, pensei imediatamente na analogia com a paternidade e DNA, que depois postou o Mc Tolima Duarte. Na sequência, vou escrever foxx-se a taça de bolinhas, olha o timaço do Flamengo e o Lúcio me posta a mesma coisa.

    Tá na hora de tomar um chopp juntos.

    ResponderExcluir
  12. Vale ler essa:

    http://www1.folha.uol.com.br/colunas/futebolnarede/879866-clubes-e-jogadores.shtml

    A solução: Um evento onde o São Paulo entregaria a taça das bolinhas para o Flamengo, que por sua vez entregaria para o Santos. Os 3 convidariam o Palmeiras e organizariam um quadrangular com os maiores campeões brasileiros, chaado de "VSF CBF", cujo campeão teria o direito de apertar o detonador da taça das bolinhas.

    PS: O Corinthians poderia ser convidado para negociar as cotas de TV...

    ResponderExcluir
  13. hj vou estar tomando uma(s) na galeteria do bacana, no ipiranga, com a turma da faculdade. apoio in totum a realização da pré-ascaf.

    ResponderExcluir
  14. ia criar um novo post, mas foto do rceni pela terceira vez ninguém merece. sem dúvida, nessa, o SPFC mazembiou, pois passou uma vergonha sem tamanho, tipo o menino q tira a menina pra dançar, vem o outro e abaixa as calças...
    http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2011/02/23/juvenal-diz-que-aceita-devolver-taca-das-bolinhas-mas-sugere-duplicacao.jhtm

    ResponderExcluir
  15. com a qtdd de whisky q o jj toma, é fácil pra ele ver td duplicado!

    ResponderExcluir