segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Ah, os números...


Vira e mexe aparece alguém para dizer alguma bobagem sobre uma suposta "lusificação" da Sociedade Esportiva Palmeiras. Deve ser um dos assuntos favoritos aqui do blog. Agora, alguns aqui tentam basear este argumento no tamanho da torcida, considerando (chutando - para fora) que a torcida do Palmeiras cai e a do São Paulo é a que mais cresce.

Quem afirma isso não conhece os números. Acompanho as pesquisas do Datafolha sobre o assunto desde que elas são publicadas, pois assino o jornal desde 1987.

Em 1993 foi realizada a primeira pesquisa sobre o tamanho das torcidas. Nela, o Palmeiras aparecia em 4º lugar no ranking nacional com 5% do total de torcedores, enquanto o São Paulo aparecia em 3º lugar com 7% dos torcedores.

Na pesquisa de 2010, a mais recente, a torcida palestrina se manteve em 4º lugar e saltou para 7% do total - crescimento de 40% - enquanto a tricolor continuou no 3º lugar e passou de 7 para 8% - crescimento de 14,3%.

Em suma: a torcida palestrina diminuiu a vantagem tricolor de 2 para 1 ponto percentual e cresce mais do que a tricolor.

Ou, numa análise mais fria, passados quase 20 anos de resultados basicamente inalterados, a tendência é que as torcidas continuem exatamente como estão.

7 comentários:

  1. Você está falando do passado. Nós do futuro.

    ResponderExcluir
  2. eu não acredito. o data folha foi aquele q cravou o serra como presidente, né? ah tá...

    ResponderExcluir
  3. Falando em números, hoje o Lucio chega nos "enta" (e não vai sair tão cedo...).

    Feliz aniversário Lúcio. Que sua vida seja estável e promissora como a linha tricolor do gráfico acima, sem os altos e baixos do dente de serra luso-palmeirense.

    ResponderExcluir
  4. Rick, provavelmente o número de torcedores da Lusa pouco deve ter mudado de 20 anos pra cá também, até pelos avanços da medicina. Eles só envelheceram.

    ResponderExcluir
  5. Valeu Gentil. E pensar que sou mais velho que o Rivaldo...

    ResponderExcluir
  6. E pensar que sou mais leve que o Ronaldo...

    ResponderExcluir
  7. E pensar que tenho mais dinheiro que Ronaldo e Rivaldo juntos... snif, snif

    ResponderExcluir