segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Nação Tricolor

"Além de estar na liderança do Campeonato Brasileiro a apenas três rodadas do fim, o São Paulo pode comemorar o fato de estar arrecadando grandes quantias para os cofres do clube. Na partida deste último sábado contra o Vitória, o Tricolor teve a maior renda de todas as partidas da edição 2009 do Brasileiro. O valor de R$ 1.776.015,00 superou a renda da partida entre Flamengo e Santos na 33ª rodada, no Maracanã (R$ 1.600.110,00). Os 53.204 pagantes que compareceram ao Morumbi deram uma ajuda extra para as finanças tricolores.

O público também foi recorde entre todos os jogos dos times paulistas no ano, incluindo outras competições além do Brasileiro. A marca anterior pertencia ao próprio São Paulo, na partida contra o Cruzeiro, pelas quartas de final da Libertadores da América, no dia 18 de junho, que contou com público de 52.809 pagantes. No que diz respeito à arrecadação do São Paulo neste Brasileiro, o valor do jogo contra o Vitória superou a do clássico contra o Palmeiras: R$ 1.412.320,00. Confira as dez principais arrecadações deste Brasileirão na tabela abaixo:

São Paulo 2x0 Vitória 14/10 35ª R$ 1.776.015,00
Flamengo 1x0 Santos 31/10 33ª R$ 1.600.110,00
São Paulo 0x0 Palmeiras 30/8 22ª R$ 1.412.320,00
Flamengo 2x1 Atlético-PR 31/5 4ª R$ 1.293.939,00
Palmeiras 0x2 Flamengo 18/10 30ª R$ 1.246.776,24
Corinthians 1x4 Goiás 20/9 25ª R$ 1.209.559,00
Flamengo 2x1 São Paulo 10/10 29ª R$ 1.097.168,00
São Paulo 1x1 Corinthians 27/9 26ª R$ 1.050.380,00
Goiás 3x2 Flamengo 5/8 17ª R$ 1.024.680,00
São Paulo 1x0 Barueri 31/10 33ª R$ 1.017 "

11 comentários:

  1. Link: http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Futebol/Brasileirao/Serie_A/0,,MUL1380432-9827,00-MAIOR+RENDA+DO+BRASILEIRAO+FOI+REGISTRADA+NA+PARTIDA+ENTRE+SAO+PAULO+E+VITO.html

    ResponderExcluir
  2. sinto um estranho silêncio aqui pelos lados da Turiassu.

    ResponderExcluir
  3. Ah, os Deuses do futebol...

    Gentil, isso é o que sempre acontece. No final, a torcida do São Paulo aparece.

    Mas, considerando os dados, seu post devia chamar nação rubro-negra, não ??

    Forza Palestra, lutem até o fim !!!

    ResponderExcluir
  4. Gentil, faturamento não é lucro, veja em

    http://esporte.uol.com.br/futebol/campeonatos/brasileiro/serie-a/ultimas-noticias/2009/11/17/ult5895u14767.jhtm

    Surpreeendente não ??

    ResponderExcluir
  5. Realmente, Korus, no final quando as coisas ficaram mais fáceis a torcida do SPFC apareceu...
    Sobre a notícia do uol, com certeza o lucro (receitas menos despesas)do Palmeiras foi bem maior, porque (a) não paga aluguel no Pacaembu como os gambás; e (b) o custo de manutenção do Palestra Itália é inifinitamente menor do que o do Cícero Pompeu de Toledo.
    Abraços a todos!
    Rick

    ResponderExcluir
  6. Korus, isso é o que sempre acontece. No final, a torcida do São Paulo aparece e a do Palmeiras, desaparece.... kakakakaka

    Interessante analisarmos o Lucro. Sendo clubes de futebol, não deveriam reinvestir o dinheiro ganho na estrutura do próprio clube? Lucrar pra enriquecer quem?

    ResponderExcluir
  7. Gentil,
    "Timismos" à parte, outro dia estava tendo uma conversa de boteco com um anexo sobre esse assunto. A atual era mercantilista do futebol deixa a todos confusos: afinal, devemos torcer para o nosso time ser bem-sucedido economicamente ou que gaste o que tem e se endivide o quanto conseguir para ter o melhor elenco possível e disputar os títulos? O orçamento de todos os clubes é limitado - em termos de faturamento, nenhum clube de futebol estaria perto de aparecer entre as 1000 maiores empresas do país - e em geral estes dois fatores são excludentes. Para mim, os clubes de futebol tem que usar - com coerência - uma lógica essencialmente mercadológica: comprar na baixa e vender na alta - e utilizar isso para reforçar seus elencos o máximo possível em busca dos títulos, esse sim o "objeto social" de um clube.
    Sob o aspecto financeiro, em virtude das receitas limitadas de um time de futebol, acho que cada vez mais será copiado o esquema de parceria do Palmeiras com a Traffic, porque permite ao clube fazer "alavancagem", ou seja, fazer dinheiro com um dinheiro que não tem, e ao mesmo tempo reforçar o elenco. É só pensar que as vendas do Keirrison e do Henrique renderam aos cofres verdes mais de R$ 12 milhões, com investimento zero e risco zero, além do retorno em campo.
    Tem um texto interessante sobre alguns destes aspectos aqui: http://www.universidadedofutebol.com.br/Jornal/Colunas/3,10933,FERMENTO.aspx
    Abs,
    Rick

    ResponderExcluir
  8. A matéria do UOL que fala de lucro é mal escrita. Eles chamam faturamento bruto de lucro.
    Podem conferir:
    http://esporte.uol.com.br/futebol/campeonatos/brasileiro/serie-a/ultimas-noticias/2009/11/17/ult5895u14767.jhtm
    O que eles dizem é que embora o São Paulo tenha mais público nos jogos, o faturamento médio do Palmeiras é maior.

    ResponderExcluir
  9. Também não é contabilizado na renda de uma partida, onde se soma só a receita com os ingressos, os ganhos indiretos com aluguél de camarotes, restaurantes, lojas, estacionamento, etc.

    O que o Palmeiras tem feito é cobrar mais caro pelo ingresso, pois o estádio é pequeno. O Corinthians também tem metido a faca na área Vip do Pacaembú. São times de Elite!

    ResponderExcluir
  10. Todo o mundo tem memória curta...
    Essa reportagem, montada e fornecida exclusivamente pela competente assessoria de imprensa do São Paulo, tem cunho político, para que todos dentro do clube esqueçam das cagadas negociais que o JJ fez no começo do campeonato paulista, qdo mandaram corinthians e palmeiras jogarem em presidente prudente. Veja que eles destacam que o recorde de publico desse ano é de 53000... putz, na copa do brasil de 2008, o corinthians (na série B) meteu 55000 pessoas no morumba...
    As melhores médias de publico do campeonato sao do Palmeiras, Flamengo, corinthians e atletico mineiro. E o SPFW faturaria mais se o Morumbi fosse usado pelo Corinthians do que com a própria arrecadacao.
    O SPFW teria tudo pra ser um dos maiores times do mundo. Só falta torcida, pq essa turminha que só aparece no final, e se o time estiver bem, isso não é torcedor de futebol...

    ResponderExcluir
  11. Há anos escuto a mesma conversa: que a torcida do São Paulo é isso, que é aquilo, bla bla bla.

    O FATO, inegável, é que é a torcida que mais cresce no Brasil. Eramos sétimo / oitavo, e hoje somos a terceira.

    Na década de 70, eramos poucos saopaulinos na sala de aula. Hj a molecada é saopaulina.

    O Morumbi é um diferencial competitivo para o São Paulo. Não deve mesmo entregar para seus concorrentes jogarem. Que faça shows de rock para ganhar o dinheiro que está deixando de ganhar. A cada jogo importante no Pacaembú do Corinthians, 20 mil ficam de fora pq não cabe. Azar deles!

    ResponderExcluir