quarta-feira, 1 de julho de 2009

Morumbi 2014


Com alguns meses de vida do nosso blog, o que encontramos aqui, escrito por nós mesmos, é o seguinte fato: só falamos do São Paulo FC! Curinthianos, palmeirenses, santistas (?) e os saopaulinos, inclusive, só falam do Mais Querido.

O saopaulino Lucião até tenta mudar um pouco... Joel, F1, etc... mas não decola. É Milan pra lá, Murici pra cá, Morumbi isso, Rogerio Ceni aquilo... o tempo todo é São Paulo, São Paulo, São Paulo...

Duas coisas despertam esse interesse todo pelo Soberano: Inveja e Sucesso.

Certamente é prazeroso estravasar a inveja apreciando a fase ruim que passa o verdadeiro Campeão dos Campeões. Foram 4 anos seguidos de títulos importantes. Conquistamos nesse curto período títulos que vocês, não-saopaulinos, não comemoraram em toda sua vida. Obviamente comemoramos muito e vocês tiveram que escutar. Agora é a hora do troco... não na mesma moeda, porque curinthianos, palmeirenses e santistas não tem nada de importante pra comemorar. Mas é a hora dos adversários comemorarem o fato da São Paulo não ser himune a situações que vivem os outros times de futebol: resultados ruins, troca de técnico, contusões, etc... Resta saber se nossa fase ruim nos levará ao fundo do poço (leia-se Série B) como ocorreu com nossos "seguidores".

O sucesso do time que, entre os grandes, é o primeiro, é o outro fator que não tira o Tricolor da pauta do nosso blog. Talvez "seguidores" não seja a palavra certa, porque não acho que os outros times imitem o São Paulo. Eles só são mais lentos, o que permitiu ao São Paulo converter em títulos as vacas gordas do pioneirismo. Saimos na frente com CT, com Reffis, com Cotia.... ainda essa semana achei engraçado os jogadores do Curinthians sendo "escaneados" no Jornal Nacional. Parece que estão aprendendo que futebol é mais do que onze contra onze.

Em plena segundona, com um choppinho do Jobi nas mãos ao lado do meu amigo TironE, conversavamos sobre a fase que passa o carrasco do Barcelona, Millan e Liverpool. O São Paulo é um clube jovem (se assim podemos dizer de quem tem 73 anos). Nossos adversários são centenários. Quando o São Paulo foi fundado, os 2 grandes estádios da cidade eram o Parque Antártica e a Fazendinha. Eramos os "pobres" e hoje somos os "ricos", "carinhosamente" chamado de Millaneses pelos nossos amigos...

Está no DNA tricolor o desafio da conquista. Nesse processo que levou um clube jovem como São Paulo a crescer e ser o que é hoje, houveram 10 anos de sacrificio, 10 anos de vacas magras, para por de pé o Morumbi. Mais, bem mais do que ser campeão de qualquer coisa, o maior desafio do São Paulo nesse momento é adaptar o Morumbi para ser um estádio do porte do Camp Nou, Santiago Bernabéu, Old Trafford ou San Siro. O São Paulo sabe a importância disso pra sua trajetória e sua consolidação como um dos maiores times de futebol do mundo.

Sendo assim, desde que meu time não tenha a humilhação do rebaixamento, como saopaulino aceito qualquer derrota, qualquer técnico, qualquer piada preconceituosa... aceito a fase de vacas magras que está por vir.... só não aceito não ter o Morumbi na Copa de 2014! E de preferência na abertura da Copa, com 3000 vagas de estacionamento, Metrô na porta, conforto e tudo de bom....

Gentil

12 comentários:

  1. Gentil, sendo breve:

    Hoje é o primeiro dia do segundo semestre de 2009, e toda a arrogância são paulina foi escorraçada por uma série de acontecimentos inegáveis.

    Seguindo a tendência abslutamente senoidal da história do clube, acho que o pior ainda está por vir.

    Não sei se você percebeu que, caso seu desejo de o Morumbir ser sede da Copa em 2014 se concretize, o SPFW vai ficar uns cinco anos sem ganhar nada.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Korus, é isso mesmo. Exatamente como disse no texto acima: que venha o pior, desde que não seja a humilhação da segundona. A ordem das coisas são: 1) não cair 2) Morumbi na Copa 3) Ganhar qq coisa.

    Estou totalmente solidário à diretoria saopaulina. A prioridade é o Morumbi. Que venha as vacas magras de 5 anos sem títulos (vcs acabaram de ficar 9 e tão ai felizes da vida...)

    De 2014 em diante, a senóide vai bombar!

    ResponderExcluir
  4. As circunstâncias da construção do Morumbi, na era Laudo Natel, foram muito, mas muito suspeitas. Mas, OK, isto é história. Quero ver se os são paulinos manterão esse discurso otimistma e de longo prazo, tipo em 2013...

    ResponderExcluir
  5. Há quem diga que a contratação do Ricardo Gomes seja lobby para garantir a estréia da copa de 2.014. O técnico é genro do Ricardo Teixeira.

    ResponderExcluir
  6. Pois é Guto, origem suspeita e agora o benefício de ter sua casa reformada de graça. É muita mumunha!! Mas ok, o freguês tem sempre razão!

    ResponderExcluir
  7. Julio, casa reformada de graça? C tá mal informado, merrmão...

    O benefício público para na porta (Metrô, etc...) e nas linhas de financiamento e crédito. O Soberano tem que levantar R$ 300M pro upgrade do Morumbi.

    Quem tá de olho na mamata, que nem urubú, é seu time pq se o projeto do Morumbi não decolar São Paulo vai construir um estádio pra copa e adivinha quem é o sem teto que vai arrendá-lo depois da copa?

    ResponderExcluir
  8. Pô Gentil, vc acha mesmo que a grana Púbica pára na porta pra fora? Vamos pensar, por exemplo, numa hipótese bem plausível. O BNDES abre uma linha de crédito amiga para o seu time. Não é dinheiro Público? Qual a chance de o compromisso ser honrado integralmente depois? Tal como fazem com as dívidas previdenciárias?? nâo só o seu mas todos. E depois inventam uma loteriazinha nova qualquer criando aquelas fórmulas mágicas que a gente conhece...

    Se o projeto do Morumbi não decolar e a outra hipótese acabar sendo escolhida, pelo menos a gente vai acabar equalizando um pouco essa história. O Panetone não foi um presentinho? Ou estou mal informado nisso tb?

    Aí, ao invés da gente reformar uma casa que a gente já deu pra um ex-sem teto, a gente dá pra outro que ainda é. Não é mais bacana?

    ResponderExcluir
  9. Júlio,

    Eu preveria usar essa grana para ajudar pessoas sem teto...

    ResponderExcluir
  10. Julio, tá mal informado sobre a história do Morumbi também.... O "presentinho" que o São Paulo ganhou foi o terreno onde foi construído o Morumbi. Mesmo presentinho que vcs ganharam em Itaquera, mas não tiveram empreendedorismo pra por de pé. Afinal, quem seria louco de investir nas monarquias Mateus e Dualib.

    Outra coisa: só se empresta dinheiro pra quem tem condições de pagar suas dívidas. Porque você acha os dirigentes curinthianos posaram de bonzinhos quando o São Paulo anunciou que bancaria por conta própria as benfeitorias do Morumbi pra copa? Quem tem reizinho na hora do truco corre pro monte.

    Infelizmente não é mais bacana dar casa pra um sem-teto, por que o sem-teto em referência é um aloprado financeiro. Não vai faltar investidor pro Curinthians o dia que colocarem ordem na casa. Enquanto isso, tem que viver de aluguel mesmo, e pagando R$ 250k por jogo no Pacaembú. De preferência antecipadamente.

    ResponderExcluir
  11. Fui ler sobre a construção do Morumbi. Algo que nunca tinha feito. Realmente não se recomenda reproduzir simplesmente o que se escuta "por aí". Admito.

    Mas mantenho minha opinião sobre o equívoco da opção pelo Morumbi. Pode ser que eu sofresse a influência da paixão se ele fosse do Corinthians.
    Mas provavelmente me curvaria aos argumentos em favor do investimento para um novo palco na cidade.

    Enquanto fui me informando melhor encontrei isso.
    http://www.universomix.info/wp/geral/29-06-2009/8382/

    ResponderExcluir
  12. Gentil, nao e verdade que so falamos do SP nesse blog, falamos muito mais de voce!! Das suas teorias administrativas sobre os clubes, das suas formulas de regulamento para os campeonatos no pais, da sua opiniao sobre a incompetencia alheia e vanguardismo do tricolor...e, e claro, do seu poder de prognosticar o resultado dos jogos...hehehe Abs

    ResponderExcluir