quarta-feira, 23 de março de 2011

O castigo vem a cavalo

Essa constatação normalmente é feita pela mãe/pai ao filho que insistia em fazer algo errado, e a vida lhe pune com a cobrança, de uma só vez, de tudo que ele deixou de fazer ou de não seguir o conselho de outros em tempos anteriores.
Não é exatamente o caso do São Paulo F. C., que está legitimamente defendendo um direito seu. Mas brigar com a Rede Globo e CBF é uma batalha muito indigesta, pesada e muitas vezes covardia. Se o SPFC não virar o 1º turno como líder, dificilmente voltará a aparecer nas telinhas no 2º turno.
Desportivamente, alguns dizem que é até positivo não aparecer tanto na TV, porque se estiver jogando mal diminui a pressão da torcida. Se estiver jogando bem, não cria a ira de rivais. Enfim, besteira. Pergunte pro depto. de mkt e pro financeiro o que eles vão achar disso e qual o reflexo em vendas, valorização de marca e etc...


http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2011/03/23/globo-pune-o-sao-paulo-e-leva-time-ao-3-escalao-nas-transmissoes-do-brasileiro-11.jhtm

16 comentários:

  1. O "castigo" da TV aberta para o "rebelde" São Paulo é ter 11 dos 18 jogos do primeiro turno sendo televisionados, enquanto os "não rebeldes" terão 13 (vamos tirar os 2 times do povão-TV-aberta que tem 15). Não me parece muito diferente do que já é hoje.

    Os anunciantes da Globo também não podem ignorar o time que é benchmarking no país e a terceira maior torcida do Brasil.

    ResponderExcluir
  2. Não é isso não. O São Paulo terá apenas 5 jogos televisionados.
    O Juvenal é valente mas brigando com quem não deve vai acabar apanhando.

    ResponderExcluir
  3. Vero. Não tinha lido o resto da reportagem (tabela e abaixo).

    Interessante a tabela. Tendo apenas 1 jogo por rodada na TV aberta, em 19 jogos do primeiro turno passarão 14 dos Planctons, 12 da New-Lusa, 6 do Santos e 5 do São Paulo. Pra conta fechar, conta-se por exemplo SPxFla jogando aqui e passando no RJ.

    Alguém saberia informar a participação dos grandes ano passado nos jogos transmitidos para a cidade de São Paulo?

    Meu chute (primeiro turno): 12 dos planctons, 3 da new-Lusa e do tricolor e 1 do Santos.

    ResponderExcluir
  4. Folha informa que SPFC teve redução de 37,5%, ou seja, se não errei as contas, foram transmitidos na TV aberta ano passado 8 jogos dos bambis. A perda é grande. O jurídico do SPFC é bom e ativo (acho que é a única coisa ativa naquele clube) e o contrato deve prever a forma de escolha das partidas com base em audiência. A briga vai ficar muito chata, vai parar nos tribunais. Vai ter briga de equipes de jornalistas para entrar nos estádios. Agora, a nova cartada do clube dos 13 foi assinar com a REDE TV, dizendo-se representar 15 dos 20 clubes. A merda está no ventilador. Falta ligar o aparelho.

    ResponderExcluir
  5. Vi alguns jornalistas são paulinos ameaçarem criar um boicote dos torcedores do SPFC á globo via internet. Coincid~encia ou não, o SPFC vai usar na camisa a nova loteria da Record, tipo Telesena. Achei isso tdo engraçado. Em 2000 tive que ouvir de vários são paulinos que "se não passou na Globo, é porque não existiu".

    ResponderExcluir
  6. Relaxa Mc Tolima. Em 92 o São Paulo ganhou a Libertadores, que era transmitida pela CNT (acho que era esse o nome do canal 11), com narração do mala Galvão. A Globo se rendeu e teve que comprar Libertadores e Galvão.

    Quando ganharmos o Brasileirão desse ano, vamos abalar novamente o mercado televisivo.

    ResponderExcluir
  7. Quero ver a Globo transmitir 5 jogos no segundo turno se o São Paulo for o primeiro da tabela.

    ResponderExcluir
  8. desculpe minha falta de conhecimento no assunto... Record e Globeleza transmitirão jogos diferentes cada domingo?... pois se é isso mesmo eu vou rezar pro Palestra fechar com a R7... que se foda essa Globo!

    ResponderExcluir
  9. Até agora, ao que parece, a conta está entre Globo (com os puxa sacos) e o Clube dos 13 com a Rede TV.

    ResponderExcluir
  10. Globo com os traíras.

    Sempre sonhamos com uma liga forte, formada pelos clubes unidos, para peitar a CBF.

    O Corinthians vendeu a alma pelo estádio. O Flamengo mais podre ainda vendeu a dele pelo reconhecimento do título. Sem esses 2 traíras, não há liga que resista. Retrocedemos a 1984.

    O Campeonato de pontos corridos está com os dias contados....

    ResponderExcluir
  11. Eita, Gentil, acorda! O SPFC nunca quis brigar com a globo, até pq não é loko. é bicha mas não, loka. A briga era com a CBF e o SPFC já perdeu essa briga. E não estou preocupado não, muito pelo contrário. A libertadores de 92 foi transmitida na REDE OM.Ainda acredito que globo e rede tv vao se unir e os "fiéis" ao clube dos 13 vão ganhar um pouco menos. O corinthians, veja q coisa, pode negociar com quem quiser pq não tem dividas com o clube dos 13. E seria legal SPFC ou o Galo ganharem esse brasileiro 2011, só pra ver, no próximo ano, o campeão ganhando menos que os demais...hehehe
    Sobre fim dos pontos corridos, acorda. Ainda q globo queira, os clubes não aguentariam isso. O mata-mata é legal, mas deixa sem jogar mais da metade dos clubes por muito tempo, uns 2 meses, no mínimo. Ninguém guenta folha salarial sem jogar, sem tv, e a tv nao vai pagar se nao jogar, entao tem q ser pontos corridos pra todos jogarem até o final do ano. o argumento da globo de "entrega" foi rebatido pela própria CBF na tabela pra 2011 com os classicos nas ultimas rodadas, ou seja, vai se dar um jeito de tentar melhorar os pontos corridos, mas esta fórmula nao muda (por enquanto).

    ResponderExcluir
  12. volto a perguntar:
    o SPFC fecha com a Rede TV
    o SCCP fecha com a Globeleza
    quando jogar SPFC x SCCP quem transmite?

    ResponderExcluir
  13. Coke, endendo que se os direitos de imagens estão fechados com uma TV, a outra não pode passar o jogo. Nesse seu exemplo, ninguém vai poder transmitir. Por isso faz todo sentido negociar em bloco (todos os times do campeonato), com uma mesma TV.

    Mas talvez seja possível um acordo do tipo os 2 transmitem, mas acho que não rola pq por exemplo a Rede TV tem Oi como patrocinador e a Globo a Vivo, cada um pagou pela exclusividade e não vai aceitar que o jogo passe no outro canal.

    ResponderExcluir
  14. Fios, os direitos são do Mandante ?

    ResponderExcluir
  15. Cheguei muito atrasado nesta conversa, mas vamos lá, algumas explicações:
    - o direito dos jogos é dividido entre mandante e visitante. Então, se não há um acordo para passar o jogo, entre os dois, não passa o jogo. (mais um motivo para os cluibes negociarem em conjunto, mas vários deles roeram a corda)
    - É uma bosta para o SP ter menos jogos sendo transmitidos, mas o desempenho em campo pode mudar isso. Se no meio do segundo turno o SP estiver disputando o título e o Verdão no meio da tabela sem chance de nada, pode ter certeza de que passam mais jogos do SP. Isso já aconteceu em outros anos. O jogo da TV muda sempre.
    - Com todos os defeitos da administração do SP (e são muitos, incontáveis) e com todos os defeitos do JJ (mais incontáveis ainda), o Sâo Paulo é, hoje, o ÚNICO CLUBE BRASILEIRO a peitar CBF e Globo. É uma luta quixotesca? aparentemente sim, mas antes ter um Dom Quixote entre 20 bunda moles do que não ter nenhum.

    ResponderExcluir
  16. Putz, eu não preciso ter feito marketing para saber que valorização de marca não se faz em 10 ou 100 jogos de futebol. Isso é exposição de marca, tipo Avanço, Bozano e Casas Bahia. Valorização de marca é outra coisa, tipo Apple e Ferrari, esta última não por acaso do grupo FIAT...

    ResponderExcluir