terça-feira, 27 de abril de 2010

Meu estádio para 2014!



Ele está fazendo 70 Anos hoje, e pensei em uma forma de presenteá-lo.

Na minha opinião, o Pacaembu merece um banho de loja com os recursos para a Copa do Mundo de 2014.

Pra mim, o Pacaembu deve ser o estádio paulistano da Copa no Brasil.

Imagino um Pacaembu ao estilo dos estádios ingleses, aqueles em que a atmosfera da partida é sentida como se estivesse dentro de campo.

O país atravessa um momento especial na história. Nos sentimos cada vez mais importantes e relevantes para o mundo, temos nossa auto-estima em níveis cada dia mais elevados e temos plena convicção do quanto queremos um povo educado e bem formado.

Creio que essa nova cara imaginada para o Pacaembu possibilitaria, inclusive, um impacto na educação do cidadão que frequenta os estádios no Brasil.

O Pacaembu é um patrimônio público e o benefício do investimento seria colocado à disposição da população que utiliza suas instalações, seja no dia a dia de quem usa a piscina, as quadras de tenis, o ginásio, seja nos eventos que ele abriga. Quem já jogou campeonatos intercolegiais, já nadou na piscina olímpica ou foi a um show dos Stones, sabe do que falo.

O complexo que forma o Estádio teria potencializado ainda mais sua vertente voltada para o turismo em franca ascenção. Sugiro uma visita ao Museu finalizada com uma roda de choro num sábado à tarde.

O Pacaembu não gera a necessidade de investimentos em transportes e sua localização privilegiada seria um prato cheio para o clima de congraçamento de um evento como a Copa.

Por tudo isso, lanço a campanha Pacaembu 2014 nesse dia de seus 70 anos.

Parabéns Estádio Paulo Machado de Carvalho

8 comentários:

  1. A prefeitura tem que doar o PMC para o Corinthians.

    ResponderExcluir
  2. Pino, não estou sendo corinthiano nesse comentário. O uso do PMC se estende a outros além do nosso timão.

    ResponderExcluir
  3. Esquece Júlio. Reformar o PMC não deixa ninguém rico.
    Vocês sabiam que o Paca era considerado a casa do São Paulo nos anos 40 e 50?

    ResponderExcluir
  4. É Lucião, faltou finalizar o post dizendo que sei que é uma ideia quixotesca.

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente, o Pacaembu é tombado pelo Condephaat, e qq mexida no estádio é simplesmente impossível! O Janio tombou e depois a erundina queria "vender" pro Corinthians, mas como teria que ser por licitação, o Edir Macedo avisou que pagaria mais q qq um e o transformaria na maior igreja evangélica do país. O Serra estava vendo a possibilidade de um comodato por 20 anos, eis que hj a PMSP só tem despesas com o estadio. O Museu, que é muito legal, apenas diminuiu o prejuízo, que continua alto. A mera ameaça do corinthians parar de jogar lá fez com que abaixassem o aluguel. é o melhor lugar pra se ver um jogo de futebol. Melhor que maraca, morumba, mineirao, canindé, brinco de ouro, baixada, alvelade, santiago bernabeau, camp nou, 1o. de maio, bruno daniel, anacleto campenella, baetao, ou qq outro estadio que eu tenha entrado e agora deixei passar. Parabéns Pacaembu!

    ResponderExcluir
  6. Reformar o estádio para o "Padrão Fifa Abertura de Copa do Mundo" sem entrar em conflito com o patrimônio histórico exigiria um arquiteto genial, mas será que todo mundo não poderia ceder um pouco? Acharia legal mesmo que o Pacaembu fosse a sede de SP, mas acharia mais legal mesmo mandar a FIFA enfiar essa copa no c*, São Paulo não deveria aceitar essa viadagem toda; "NON DUCOR DUCO"! Quero ver fazer a copa sem SP. Vamos separar essa porra do resto dessa merda de país.

    ResponderExcluir
  7. E não tem nada disso do Pacaembu ser do Corinthians. Históricamente o Palmeiras é quem manda lá, como mostra essa reportagem da globo.com:

    "O Palestra Itália é o verdadeiro território alviverde. Mas o Pacaembu pode ser considerado a segunda casa do Palmeiras. A equipe joga neste sábado contra o Paulista, no estádio Paulo Machado de Carvalho porque no clube estará acontecendo a eleição de 76 novos conselheiros para o Conselho Deliberativo.

    De acordo com dados do Almanaque do Palmeiras, o estádio municipal Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, é o segundo local onde o Verdão mais atuou em toda a sua história (atrás somente do Palestra): foram 981 jogos, com 496 vitórias, 265 empates e 220 derrotas. A equipe marcou 1836 gols e sofreu 1196.

    Outro dado extremamente relevante é que o Palmeiras é o clube que mais vezes levantou canecos no Pacaembu: total de 26 títulos, o último em 1994, no empate em 1 a 1 com o Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro. De lá para cá, aliás, a
    equipe só fez mais uma partida de destaque no Pacaembu, no jogo das faixas contra o XV de Jaú, pelo Paulistão de 1996.

    Em 2008, o Palmeiras realizou dois jogos no Pacaembu, ambos contra a Portuguesa: empatou no primeiro turno, por 1 x 1, e venceu no segundo, por 4 x 2.



    Na história


    O Palmeiras também está na história do Pacaembu por outros motivos. É o único time que tem vantagem sobre todos os outros rivais da capital (Corinthians, São Paulo e Portuguesa) e também do Santos, em confrontos diretos no estádio.

    O primeiro jogo da história do Pacaembu foi disputado entre o então Palestra Itália e o Coritiba, em 28 de abril de 1940, na vitória palestrina por 6 a 2. Em seguida jogaram as equipes do Corinthians e do Atlético Mineiro, em partidas válidas pela Taça Cidade de São Paulo.

    O primeiro campeão da era Pacaembu também foi o Palmeiras, na época Palestra Itália, que venceu a Taça Cidade de São Paulo ao derrotar o Corinthians por 2 a 1, em 4 de maio de 1940.

    Outro detalhe importantíssimo, se não um dos principais da história de 94 anos do Verdão, aconteceu em setembro de 1942: no Pacaembu e com a bandeira do Brasil sendo carregada pelos atletas palmeirenses, o Palestra Itália virou Palmeiras e foi campeão na final contra o São Paulo, pelo Campeonato Paulista, na vitória por 3 a 1.

    Todos os títulos do Palmeiras no Pacaembu


    1940 - Taça Cidade de SP [contra o Corinthians]
    1940 - Campeonato Paulista [contra o São Paulo]
    1942 - Torneio Início [contra o Santos]
    1942 - Campeonato Paulista [contra o São Paulo]
    1943 - Taça Campeões Rio-SP [contra o Flamengo]
    1946 - Taça Cidade de SP [contra o São Paulo]
    1946 - Torneio Início [contra o São Paulo]
    1948 - Taça Campeões Rio-SP [contra o Vasco]
    1948 - Taça Cidade de SP [contra o Corinthians]
    1950 - Taça Cidade de SP [contra o São Paulo]
    1950 - Campeonato Paulista [contra o São Paulo]
    1951 - Torneio Rio-SP [contra o Corinthians]
    1951 - Taça Cidade de SP [contra o São Paulo]
    1958 - Torneio Início [contra o América]
    1959 - Campeonato Paulista [contra o Santos]
    1959 - Torneio Roberto Ugolini
    1960 - Taça Brasil [contra o Fortaleza]
    1960 - Torneio Roberto Ugolini
    1963 - Campeonato Paulista [contra o São Paulo]
    1965 - Torneio Rio-SP [contra o São Paulo]
    1966 - Campeonato Paulista [contra o São Paulo]
    1967 - Torneio Roberto Gomes Pedrosa [contra o Grêmio]
    1972 - Torneio Laudo Natel [contra a Portuguesa]
    1972 - Campeonato Paulista [contra o São Paulo]
    1993 - Torneio Rio-SP [contra o Corinthians]
    1994 - Campeonato Brasileiro [contra o Corinthians]

    ResponderExcluir
  8. Aha Uhu... o Pacaembu é NOSSO !!!

    da-lhe verdão !!!

    ResponderExcluir