segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Balanço 2010

2010, mais um ano que termina para a temporada do nosso futebol. Ano empolgante para uns, chato para outros, tenso para grande parte. Permito-me resumir a performance dos principais clubes de São Paulo, onde gira nosso reles mundinho:

Santos - Como disse bem meu caro amigo Rocha, zapeando entre Santos 8 x 1 Guarani, na Band, e Racing Uruguai 0 x 1 Corinthians, na Globo: "é como tomar uma Bohemia estupidamente gelada e ter que trocar por uma Kaiser morna." Depois, mostrou falta de governança na questão Neymar X Dorival e teve um 2º semestre estranho. Dará trabalho com o trio Elano-Ganso-Neymar.

São Paulo - perdeu o Panetone para a Copa, perdeu na arrecadação de aluguéis, perdeu 80% dos clássicos que disputou, e agora terá que voltar a conviver com os mortais. Suas maiores alegrias nesse ano foram entregar para o Flu e receber a notícia, hoje, que o Elias foi vendido.

Corinthians - montou um time caro, porém velho e com elenco limitado. Saiu precocemente da Libertadores, não levou o Brasileiro e passou em branco no ano de seu centenário. Ainda tem crédito com sua fiel torcida, que poderá ver novamente seu time na Libertadores, ao menos na fase preliminar.

Palmeiras - O mais regular de todos. Manteve o nível alto de seus últimos treinadores, manteve em zero o número de títulos conquistados e, para garantir o eterno deleite dos rivais, manteve a tradição de ser eliminado por times sem expressão. Investimento seguro.

Enfim, nada como um ano vindouro para a renovação das esperanças futebolísticas. 2011 terá emoção para todos os gostos.

12 comentários:

  1. Foi mesmo um ano anexo pro Tricolor. Time limitado. Sem treinador quase todo o ano. De bom ganhou a Copinha e colocou pra jogar no time principal essa garotada... e por muito pouco não faturou mais uma Libertadores. Não acho que os alugueis foram o problema. Trocamos os certs de ZL pelos reis do Rock & Roll.

    O mais legal de 2010 foi ver o Curinthians, que tava se achando o rei da cocada, se ferrar em tudo que se meteu a ganhar. E ainda reservaram os últimos minutos da última rodada do brasileirão para a última palestrariada.

    Obrigado certiaiada pelo ano do Centenário. O presente de ver vcs caindo de campeonato em campeonato foi nosso.

    ResponderExcluir
  2. Os times da capital foram patéticos. Todos. Todos falharam miseravelmente em seus objetivos e apresentaram o mesmo futebol horrendo que é jogado por 99% dos times do país. Corinthians eliminado da Libertadores, sem títulos no centenário (F-Truck não conta) e com mais uma inauguração de maquete de estádio sem garantia de recursos para construção. São Paulo mais um ano sem títulos, fora de uma Libertadores depois de 7 anos e Morumbi perde a abertura da copa. Palmeiras, a despeito de consideráveis investimntos, mais um ano sem títulos e um próximo sem disputar Libertadores, com um cenário político anárquico que atrasou em pelo menos um ano o início das obras da Arena Palestra.
    O Santos foi o melhor time do Brasil em 2010. Tem tudo para ser ainda melhor em 2011. Os times de São Paulo deveriam parar de se preocupar com questões imobiliárias e se concentrar em jogar bom futebol.

    ResponderExcluir
  3. Mas, claro, a obrigação (auto-imposta e por eles próprios propagandeadas e dadas como garantidas, diga-se) de fazer bonito esse ano não era palestrina, nem tricolor, nem santista...

    ResponderExcluir
  4. Assim sendo, parabéns Timão pelo CENTERNADA... o prazer foi nosso! Agora aguardamos nosso pedaço de bolo em fev/11, sei que é pedir muito, mas se o Gentil estiver correto (http://bolaodairreverencia.blogspot.com/2010/12/sulamericana-x-libertadores.html#comments) e vocês conseguirem esta façanha... vai nos ajudar muito a suprir a perda do Leslie Nielsen!

    ResponderExcluir
  5. bem, vamos lá. repetindo o q disse o ano todo, curti muito esse ano do centenário. bom q vcs curtiram tb! se viesse um título de futebol (ganhamos no futsal, mas nao conta), seria apenas a cereja no bolo. o time do corinthians continua forte e entra, novamente, como um dos favoritos à essa porra de libertadores. nos confrontos diretos contra inter, flu, santos e goias, temos larga vantagem. contra cru e gremio, igualdade de condições. na minha opinião, o time precisa de reservas (laterais e ataque) e um tecnico equilibrado, nao um retranqueiro gaucho. acho q o joel no psj seria espetacular! 2011 promete, e muito. daqui já dá pra sentir o medo na espinha de vcs. a perspectiva dos dois alvinegros paulistas é bem melhor q a dos demais. temos ronaldo, eles tem neymar. o spfc não tem centroavante e o palmeiras, bem, o palmeiras é o pingado nosso de todo dia! 2010 foi bom e 2011 será ainda melhor!

    ResponderExcluir
  6. É o que venho dizendo: não ganhamos títulos, mas quando olhamos 2011 vemos a possibilidade de uma Libertadores, Ronaldo com vontade, time legal. Já os rivais precisarão se preocupar com o Naviraiense...e continuam dando risada.

    ResponderExcluir
  7. Guto, como a coisa é sempre meio curva nessas discussões, pergunta simples. Seu time atingiu os objetivos planejados para 2010 ? Sim ou não ?

    ResponderExcluir
  8. Não. E o seu time, tem algum objetivo?

    ResponderExcluir
  9. Se o objetivo do Corinthians era ser a piada do ano, ele foi atingido.

    ResponderExcluir
  10. A piada do ano é mais ou menos aquele caso do cara que não tem família, tá desempregado, doente e aí se esbalda numa festa: bebida, drogas, mulheres. Tudo é uma grande euforia, só risada e alegria. Passada a ressaca, o sujeito olha em volta e vê que que sua perspectiva é nula, que ano que vem terá que jogar no Amapá, que a arrecadação será ruim, que o time é limitado, que os estádios estarão vazios e que os jogadores não estarão mais sob holofotes.
    Aí ele ri de si mesmo...essa é a piada do ano.

    ResponderExcluir
  11. Korus, realmente a coisa é meio curva nessas discussões. Algum time entra em alguma competição para que não seja campeão? desta forma, é possível dizer que os 19 times q não ganharam o brasileiro não atingiram seu objetivo? balela.
    Estamos falando de futebol. Objetivos, metas, isso se aplica em empresas. Se for ver em termos financeiros, qq gestor dirá q o corinthians foi bem demais, melhor até q o campeão. em termos de resultado, conseguiu a libertadores pelo segundo ano consecutivo, o q é apenas a 2a vez q acontece com o corinthians. nao tente profissionalizar uma conversa de torcedores. metas, expectatvas, resultados, isso td dá pra ser interpretado de mil formas.

    ResponderExcluir
  12. A única coisa que não dá pra ser interpetada sob nenhuma forma é contratar um técnico de 700 paus, fazer uma campanha pífia e perder do Goiás em casa, de virada, jogando pelo empate... O torcedor alvinegro que aplaudiu no Serra Dourada não estava, obviamente, contente, mas tenho certeza que muito mais feliz que o japonesinho chorão que chutou as cadeiras do Pacaembu...

    ResponderExcluir