quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Porque não devemos acabar com os estaduais


Vou tentar em um post explicar a importancia dos campeonatos estaduais e assim defender sua existência.
Voltarei ao ano de 1996 com o Palmeiras de mais de 100 gols, equipe eternizada no coração dos torcedores e que marcou a história da competição. Essa equipe de genios como Rivaldo, Djalminha, Muller e Luizão, que até hoje é lembrada por amantes do futebol, apesar de triturar os adversários ganhou "apenas" esse título paulista e depois desmontou.
E dois anos antes o mesmo Palmeiras saiu da fila com um histórico 4x0 sobre seu maior rival. Nesse mesmo ano, também ganhou o Brasileiro vencendo o Vitória, mas certamente os palmeiristas lembram bem mais do título Paulista.
Tudo bem que o Gentilzão vai querer falar de campeonatos mais recentes, então me diga qual cotinthiano se mostrou indiferente ao título desse ano, com golaço do Ronaldo dentro da Vila? E ano passado, qual palmeirense não rolou de rir com a pimenta no butico dos tricolinos?
Vamos sair de sampa e pegar os casos de Cruzeiro e Inter, os dois times mais badalados do começo deste ano.
O Inter de 100 anos, fez a festa de seu centenário com um título gaucho e depois disso perdeu todas as finais que disputou. ainda briga pelo Brasileirão, mas se fracassar, terá no estadual a sua única glória no ano centenário.
Já o Cruzeiro, quase foi o rei da América. Goleou o rival e foi campeão mineiro, mas depois de perder a Libertadores em casa, agora faz um campeonato nacional sofrido e sem graça.
Imaginem... se essas equipes não tivessem ganho honrosamente seus estaduais, jamais seriam lembradas por seus torcedores e esta seria uma grande injustiça.
Por isso eu falo que a paixão pelo futebol é muito grande para acabarmos com os campeonatos regionais e toda a rivalidade que existe em sua disputa. Há meios de adequar o calendário sem desglorificar esses torneios. Vencer o Brasileirão é uma grande conquista, a Libertadores e o Mundial são os sonhos de qualquer time... mas pra ter respeito dentro de casa tem que disputar o estadual.

4 comentários:

  1. Coke, não acho que os Estaduais devem acabar, mas não faz sentido atualmente São Paulo, Corinthians, Santos e Palmeiras ficarem 3 a 4 meses disputando com um monte de pangarés quem vai ser o campeão paulista. Um quadrangular de um mês resolveria isso.

    O que deveria ocorrer mesmo é uma reformulação geral do calendário, dando mais importância ao que seja mais rentável, não mais nostalgico como gosta o butequeiro. Só assim os clubes manteriam times como esse da foto acima por mais que 6 meses...

    Primeiro (e infelizmente) teriamos que nos adequar ao calendário europeu por força$ maiore$, garantindo que os times brasileiros não se desmontem durante a temporada.. Nossas temporadas não começariam em Janeiro, e sim em Agosto, com uma pré-temporada para os times treinarem, se entrosarem, e faturarem uma graninha nos EUA, China ou Arábia.

    Após a pré-temporada os times entram direto no Brasileirão (jogos de finais de semana - Série A e B).

    Enquanto isso, os times (pequenos) que não estiverem nas séries A e B disputam um "pré-Estadual" (todos contra todos - ida e volta - baixo custo - etc). Se classificam para o "Estadual" só os melhores.

    O Brasileirão deveria acabar um pouco antes do término da temporada (em maio), para até o final de junho os times disputarem os Estaduais.

    Os times que estavam no Brasileirão entram só na "fase final" dos Estaduais, mantendo a história do torneio e acabando com o câncer da longa duração devido aos jogos contra times irrisórios. Com isso o Estadual teria 1 mês apenas (e o título para quem não conseguiu fatur o Brasileirão ou a Libertadores)

    Tudo acima rolando nos finais de semana. Durante a semana ficam os jogos dos torneios paralelos: Libertadores, Copa do Brasil, Mercosul. Como já é hoje.

    Não seria melhor assim? Ou é mais legal ter que ficar jogando quase o primeiro semestre todo contra o Mirassol e o Guaratinguetá e depois perder jogador no meio do Brasileirão...

    ResponderExcluir
  2. hummm... olhando por esse lado não parece tão ruim...
    acho que ficaria bom um octagonal com 4 times interior jogando contra os 4 grandes ida e volta... isso totalizaria 8 jogos para cada equipe, com partidas no final e meio de semana para fazer tudo em 1 mes... passado isso um quadrangular final para poder termos a chance de ver clássicos nos moldes que é feito hoje... então mais 1 mes com 4 jogos para a equipe se tornar campeão.
    Resumindo o campeão sairia após 12 jogos disputados em 2 meses...
    Que tal ?

    ResponderExcluir
  3. Concordo que o formato e tempo de duração dos Estaduais devam ser revistos, mas é um campeonato tradicional demais para acabar. É fácil ver 3 ou 4 divisões do Campeonato Brasileiro com no máximo uns 80 clubes e achar que o resto que se dane. A realidade dura é que a maioria dos clubes precisa do Estadual para sobreviver, ganhar sua cotinha de TV e jogar contra o Ronaldo, Marcos e Ceni. Não tem jeito.

    ResponderExcluir
  4. O comentário do Gentil demonstra bem o pensamento de um são paulino. Pra ele(a) não há problema ficar 4 meses sem ver seu time jogar. Pra corinthianos, porcos e demais, isso seria terrível...
    e é assim pra todos. O futebol precisa ter jogos pra continuar a ser lembrado, pra continuar a ser produto. Por isso temos jogos o tempo inteiro. E é isso que mata essa história de adaptação ao calendário europeu, o que é, com todo respeito, uma grande besteira.
    Eles estão no calendário errado, não nós. O "ano" deles começa em agosto, pq neva em dezembro e janeiro. As férias lá são em julho, não em janeiro. Se formos adaptar o campeonato brasileiro ao europeu, teremos jogos no dia 22 de dezembro, 02 de janeiro, etc...
    Abaixo do equador o ano começa em fevereiro, acaba em dezembro. pra cima, é diferente, e isso não se deve mudar.
    Outra coisa: a adaptação ao calendário europeu quebraria de vez todos, eu disse todos os times brasileiros, sem exceções. Mesmo pro são paulo, a receita com transferencia de jogadores é muito importante, pois a fragilidade do morumbi ficou demonstrada com a briguinha com corinthians e palmeiras. A receita do são paulo vai diminuir muito com a nova arena porcolina. O são paulo ainda colhe os frutos justos dos títulos brasileiros, mas, tb da negociação de breno e outros atletas. Tanto que, dos 3 grandes, é o elenco mais "barato". Mérito por uma boa e agressiva negociação são paulina, de uma gestão responsável, mas tb por ter freado a renovação de atletas e negociação em categorias de base, ao contrário do corinthians, que se manteve, mesmo no períoodo msi, vendendo seus "meninos".
    Os clubes brasileiros ainda sobrevivem pq a temporada brasileira cruza com a principal janela européia, que é de julho/agosto. Todos os clubes ficam esfregando as mãos para receber propostas neste período. Não acreditem nos discuros dos presidentes, que falam que querem segurar seus jogadores. isso é mentira e nem o JJ queria ficar com miranda e hernanes, eles que $$$, pois a receita do primeiro semestre foi um fiasco!
    Sobre os estaduais, tb concordo que merecem ser revistos, mas é importante mantê-los, sei lá de que forma, pq nós temos 10 meses de futebol (fevereiro a novembro, férias em dezembro e pré-temporada em janeiro), enqto a europa tem de 8 a 9 (temporada de metade de agosto a metade de dezembro, retorno no começo de janeiro até metade final de maio, começo de junho). Eu gostava da idéia dos interestaduais, mas não rio/sp. Por mim deveria ter o campeonato paulista, que se sustenta e dálucro, o carioca, se conseguir se manter, e depois a copa sul/minas, com times do RS, PR e MG, a liga do nordeste e a liga norte/centro-oeste. Pena que essa idéia não sobreviveu. Vc teve campeonatos mais fortes e aumentava a rivalidade para além de seus limites.
    Enfim, como não mandamos em nada, vamos curtir. Pulei muito com o título paulista, invicto, e com aquelas pinturas do ronalducho em plena vila, com a presença do REI. aquilo foi inesquecével, e por enqto, é o lance do futebol no ano! Foi mais legal que a vitória na copa das confederaçoes, que o chocolate nos hermanos, que a vitória do estudiantes em pleno mineirao, que a vitória do barcelona na liga, etc, etc, etc...
    caralho, escrevi de mais, e acho que ninguém vai ler. fui

    ResponderExcluir