domingo, 20 de setembro de 2009

E SE MEU FILHO NÃO GOSTAR DE FUTEBOL???


Dia desses ouvi de um amigo uma piada, que pode ser ou não uma história verídica... o que importa é que é uma história muito divertida... e ao mesmo tempo serve pra gente enxergar um monte de coisas envolvidas por trás – com todo respeito – da mesma.

Dois irmãos, um com seus quarenta anos de idade e o outro com quase isso, estavam na praia brincando com seus dois primogênitos.

Praia, Rio, Brasil, Ipanema, Cerveja... (Samba??).. (não... Rock'n Roll) e claro uma bolinha entre os primos... um São Paulino e o outro Corinthiano, tal como os respectivos papais.

A brincadeira corria solta... tititos chutando a gorducha para os pequenos - de 4 e 8 anos – se atirarem na areia debaixo do gol, para eles gigantesco.

Tal como bem sabemos, faz parte do processo de aculturamento da paixão pelo futebol, esse momento em que nos fazemos passar por nosso ídolos.

Assim, após realizar uma ponte maravilhosa, em uma bola daquelas que tinha o endereço certo - dada a habilidade do pai - o primo mais velho dispara, após colocar a bola com a ponta dos dedos para escanteio: RRRRROOOOOOOOGGGGÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉŔIO CENIII!!!!

O titio mais novo, tocado nos brios e na emoção ao ver a desenvoltura de seu sobrinho, ajeita a bolinha sobre o montinho de areia erguido pra facilitar o toque por baixo da pelota. Seu pequeno mosqueteiro se posiciona para defender a meta... e segura firme a criança que é rolada pelo papai no canto direito do gol. O papai,Maloquero e sofredor graças à Deus, comemora a defesa e incentiva seu pupilo: “Rubinho, filho.... grita Rubinhoooo” - se referindo ao irmão do Zé da Fiel hoje no Genoa!!

O menino se levanta, segurando a bola com as duas mãos, braços estendidos sobre a cabeça, como se fosse um troféu e solta: RRRRRRRRUUUUUUUUUUUUBBIIIIIIIINHOOOOO BAAARRIIIICHÉÉÉÉLOOOO!!!

Gargalhada geral!!

E uma certeza...”Puta merda, parece que meu filho não vai mesmo gostar de futebol”!!

E agora???

Amigos papais, atentai-vos, pois há mais complexidades entre o céu e o inferno, que nossa vã consciência julga conhecer.

Dia desses, assistia uma entrevista com um jornalista americano que pesquisa a presença de agentes químicos em nosso dia a dia, e ele falava de nosso total desconhecimento sobre essa questão.

Um dos exemplos que mais me chamou a atenção foi a informação que em uma quantidade significativa de brinquedos que chega à boca de nossos filhos na fase oral de seu desenvolvimento, contém uma substância chamada FITALATO, a qual, segundo alguns estudos consultados pelo jornalista, provoca a inibição da produção de testosterona.

Acho que o exemplo serve apenas para ilustrar o tamanho dos desafios que envolvem o cuidado com a educação dessa mulecada, que cresce em tempos de revolução genética combinada com informática, numa sociedade que esmiuça o planeta – e fora dele – e que rompe paradgmas que foram encrustrados em eras geológicas passadas, que fundamentaram toda ordem de segregação, dominação e exploração.

Rompamos, então, as amarras de nossos preconceitos. Cultivemos a busca pela justiça, pela ética, pelo convívio com o diferente...

.. que Hélio dos Anjos seja massacrado hoje à tarde no Paulo Machado de Carvalho...

..e principalmente, comemoremos a fase do Rycharlisson, que se sente bem na casa que o acolheu.




6 comentários:

  1. Auto-comentário de post: "São Jorge, por favor da um pau no Hélio dos Anjos se ele aparecer por aí!"

    ResponderExcluir
  2. o Anjos estão rolando de rir lá pelos lados de Higienópolis... ahaaaaaahahaha

    ResponderExcluir
  3. Julio,
    Vc sabe que a história é real!!! Foi em Santos, o Juan tava jogando com outras crianças na praia, e o menino só grivava Rogério Ceni!!!! Aí eu falei: - Juan quando vc defender grita FELIPE, não deu outra. Depois da defesa ele levanta com a bola nas mãos e grita:
    FELIPE MASSA DO BRASIL.
    O Theo quase chorou de tanto rir.

    ResponderExcluir
  4. Pino, esse episódio foi genial! Daqueles de contar pro Juan qdo ele for mais velho...
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Pino, essa história é uma pérola!!

    ResponderExcluir