quarta-feira, 6 de abril de 2011

Chovendo no molhado

Os 12 clubes mais valiosos do Brasil
30.12.09 · Estudos e Rankings · 70.444 Leitores · 48 Comentários
--------------------------------------------------------------------------------

A consultora financeira Crowe Horwath RCS, publicou recentemente um estudo onde avalia a marca dos maiores clubes brasileiros. Para a elaboração do estudo foram levados em conta entre outros dados financeiros, as receitas geradas pelos clubes entre 2003 e 2008. O estudo incluí também o perfil e hábitos dos adeptos, dados de marketing e publicidade, estádios, bem como a importância dos emblemas nos média.

Assim segundo a consultora, o campeão brasileiro Flamengo é o clube com a marca mais valiosa, sendo estimada em R$ 568 milhões (226,6 milhões de Euros). O valor total dos 12 clubes alcança os R$ 3.242 milhões (1.295 milhões de Euros), prevendo-se que a quando do mundial 2014 a realizar-se no Brasil este valor aumente para valores 2 vezes superiores aos actuais.

Os 12 clubes mais valiosos do Brasil (2009):

1.Flamengo – R$ 568 milhões (226 milhões de Euros)
2.Corinthians – R$ 563 milhões (225 milhões de Euros)
3.São Paulo – R$ 552 milhões (221 milhões de Euros)
4.Palmeiras – R$ 420 milhões (168 milhões de Euros)
5.Internacional – R$ 231 milhões (92 milhões de Euros)
6.Grêmio – R$ 214 milhões (85 milhões de Euros)
7.Cruzeiro – R$ 139 milhões (55 milhões de Euros)
8.Santos – R$ 135 milhões (54 milhões de Euros)
9.Vasco da Gama – R$ 122 milhões (48 milhões de Euros)
10.Fluminense – R$ 109 milhões (43 milhões de Euros)
11.Botafogo – R$ 97 milhões (38 milhões de Euros)
12.Atlético Mineiro – R$ 92 milhões (36 milhões de Euros)
1 BRL = 0.398990 EUR – 1 EUR = 2.50633 BRL

Embora os valores sejam significativos, estão longe de alcançar os valores das marcas dos maiores clubes Europeus e nem o valor conjunto dos 12 clubes Brasileiros conseguem superar o clube mais valioso do mundo, o Manchester United. Para conhecer quais os clubes com a marca mais valiosa do mundo consulte: FORBES – Most Valuable Soccer Teams 2009

http://t.co/osGSZNP

8 comentários:

  1. Gostaria de contar que, apesar de divulgado no final de 2009, estes dados foram obtidos entre 2003 e 2008, ou seja, quando tinha time tri-campeão brasileiro e antes do Fenômeno vir ao todo poderoso e fazer explodir cifras, divulgação, exploração da marca, etc...

    ResponderExcluir
  2. Realmente o Corinthians explodiu tudo isso.

    ResponderExcluir
  3. McTolima, se os dados foram computados num período de 6 anos, existe razão para isso: evitar "fenômenos" sazonais e tentar chegar numa avaliação mais exata.Vale lembrar que este valor foi construído pelos clubes ao longo de um século, e não é uma temporada "fenomenal" que vai alterar significativamente o valor deles.

    ResponderExcluir
  4. Que estranho também... o Palmeiras vale mais que Santos, Cruzeiro e Fluminense juntos? Tá certo isso?! Não somos a nova Lusa?!
    Só tenho uma coisa a dizer: CHUPA QUE É DE UVA! E vamos lembrar mais uma vez, cantando todos em coro: PUTA QUE O PARIU, LIBERTADORES O CORINTHIANS NUNCA VIU (E NEM VAI VER!)!

    ResponderExcluir
  5. Fenômeno é só o apelido. Ronaldo no corinthians não foi apenas uma passagem. Hoje o corinthians a marca mais forte do futebol brasileiro. E ficará ainda mais forte se vier a abrir a copa do mundo.
    Musiquinha para o Ricki: ão aõ aõ, a rima é nosso forte!

    ResponderExcluir
  6. Bufunfa mesmo foram os lucros divulgados pela CBF. Esse negócio de ranking é coisa para manter consultor ocupado.

    ResponderExcluir