segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Porque não o Palestra?



Vou tirar o Morumbi desta discussão. Na condição de são paulino, diriam que estou sendo parcial.
Mas qual a razão pela qual o estádio do Palmeiras foi preterido em relação ao do Corinthians como sede paulistana da Copa?
Podem comparar item por item: A capacidade é a mesma, a facilidade de acesso é discutível, ambos ficam próximos a estações de trem e metrô e ambos tem defeitos e qualidades para chegar de carro; A obra da Turiassu já está em andamento, a de Itaquera…
Quanto a capacidade ampliada para receber a abertura da Copa, esta será (supostamente) bancada pela Fifa. Ou seja, poderia ser em um ou outro estádio.
Será que o projeto é melhor? Não sei. Aliás, ninguém sabe, até porque o Andres Sanchez afirmou hoje à Folha que ninguém do governo (nos três níveis) ou da CBF viu o projeto (será que já existe projeto?).
Enfim, o Morumbi teve uns 10 projetos vetados. O Palestra sequer foi cogitado. E o Itaquerão foi aprovado com um esboço do projeto no guardanapo da churrascaria (ou do Café Photo?).

10 comentários:

  1. Lucio,
    O Palestra novo não foi vetado, também poderá sediar jogos da Copa.

    ResponderExcluir
  2. Lucião, poucos times no Brasil tem o trãnsito que tem o SCCP junto à corja mor do futebol mundial...

    ResponderExcluir
  3. Se existisse um critério técnico, o fato é q o estádio de itaquera pode ser ampliado para 65000 pq o terreno e o espaço assim permitem. na pompéia isso é impossível.
    mas não existe critério técnico. a odebrecht sempre foi intimamente ligada ao governo, em especial a governos do pt. uma das sedes do pt em são paulo é o corinthians, com essa diretoria. o estádio de itaquera nada mais é q mais um dos motes da campanha política. pra cbf e odebrecht, ótimo, pq é melhor construir um estadio novo q reformar velhos. simples assim.

    ResponderExcluir
  4. gutão, eu, particularmente sou contra a construção do estadio do corinthians em itaquera, não pq pode envolver dinheiro publico via BNDES, ou pq foi injusto tirarem pq ambev e panetone da copa, nada disso. jogando em itaquera, lhe digo: nunca mais vou ao estádio ver jogo do corinthians! dá quase 2 horas daqui pra lá! fica mais facil ver jogo em campinas! tomara que dê certo, mas sentirei uma saudade enorme do nosso pacaembu

    ResponderExcluir
  5. Boleiros,
    Nós comentamos esses assuntos como se as pessoas responsáveis por tais decisões fossem sérias, comprometidas. Esse navio já partiu.
    Acompanho política desde a eleição que FH perdeu para o Janio, e nunca tive tão desiludido com políticos e eleitores. O que dizer de um país que dá 80% de ótimo/bom a um presidente? Ele venceu a WWII?! Ou de uma oposição absolutamente inapta a mostrar os desmandos e oferecer-se como alternativa? Nem vou me estender sobre os candidatos folclóricos que estarão representando eu e você no Senado e na Camara, com o meu, o seu, o nosso dinheirinho.
    Cada povo tem os governantes que merecem. A esmagadora maioria do povo brasileiro é completamente desprovida de raciocínio e senso crítico. Como diz Ivan Lessa, o brasileiro é um povo com os pés no chão, e as mãos também.

    ResponderExcluir
  6. Nenhum projeto recheado de falcatruas prosperaria em nenhum outro clube que não fosse o Corinthians. Alguém ficou surpreso?

    ResponderExcluir
  7. O Ricki está certíssimo.
    Gentil, ouvindo vc falar imaginamos não se tratar de um são paulino. A construção do morumbi é muito, mas muito, mas muito mais suja do que a de qualquer outro estádio no Brasil. A diferença é q o governante da época era de direita, não de esquerda.

    ResponderExcluir
  8. Vamos por partes:

    - É inadmissível um time da magnitude da Corinthians não ter um estádio. Fosse o Pacaembu, o Piritubão, ou o campo em Itaquera, o fato é que não dava mais pra morar de aluguel (e fique tranquilo, Mc Fly, você poderá ir de metrô pra lá).

    - O modelo atacado pelo Gentil está longe de ser bonito, mas não deveria ser surpresa, pois não é diferente do que se faz desde que política é política no Brasil e desde que a FIFA prioriza estádio novo, pra mostrar maquete em 3D. A memória dos Sãopaulinos é curta, mas nenhum dinheiro foi mais sujo do que o da IBF - Indústria Brasileira de Formulários, que era parceira do SPFW na gestão Pimenta, e simplesmente fornecedora oficial do Palácio do Planalto, obviamente sem licitação. Os títulos da Vila Leonor no início dos 90 não foram só obra do bom futebol do Raí e da genialidade de Telê, podem ter certeza.

    - Por fim, sou grato por ser Corintiano acima de tudo. Só hoje já fomos comparados ao Real Potosí e a Planctons!!

    ResponderExcluir
  9. acho besteira esse negocio do estadio. milan e inter nao tem estadios proprios. juve nao tem estadio proprio, roma, lazio, idem. cruzeiro (bi-campeão da libertadores), flamengo e fluminense tb usam do estadio estadual como suas casas. isso é besteira de paulista metido q quer ser o dono de tudo. o pacaembu sempre foi nossa casa.

    ResponderExcluir
  10. Pois é com tanto história quem dança é o Pacaembu, melhor estádio da cidade...

    ResponderExcluir