segunda-feira, 12 de julho de 2010

Um pouco da Copa



Não sou o polvo Paul. Minha posição no bolão prova bem isso. No lugar de prever o futuro, prefiro comentar o que já passou.
Neste mês de Copa, li e ouvi muita bobagem. Aliás, me surpreendi com a capacidade de dizer asneiras que a imprensa desportiva tem. Sendo assim, bobagem por bobagem, prefiro as minhas.
A Copa me mostrou que:
_ Times bem entrosados e equilibrados foram mais longe que os baseados em talentos individuais. Nenhuma estrela brilhou sozinha na Copa. Forlan, a excessão, conseguiu levar o Uruguai ao quarto lugar, não mais que isso.
_ Foi a Copa do Twitter/Facebook. Acompanhar os sites ao vivo durante os jogos foi muito divertido, com milhões de posts e comentários engraçados, sarcásticos e afins.
_ Nesta Copa a ditadura da FIFA ficou mais evidente. O exemplo máximo foi a prisão das loiras holandesas. Espero que no Brasil tenhamos o bom senso de lembrar que a constituição nacional ainda é mais importante que o estatuto da FIFA. (Nem sei porque escrevi isso, sem ser o Paul já sei que não vai acontecer).
_ Como em 1982 (Brasil), 1974 (Holanda), 1954 (Hungria) o time que encantou não ganhou.
_ Eu adorei a Alemanha, aliás não lembro de ter gostado tanto de um time assim em qualquer Copa desde 1982. Também não lembro de ver alguém golear duas seleções campeões do mundo por 4x0 em dois jogos seguidos.
_ O time alemão é tão bom que até agora não sei quem foi o melhor da Copa.

E o Brasil?
O Brasil fez uma Copa dentro do esperado.
_ Ficou em 6o. lugar, o que combina com o elenco e o futebol apresentados.
_ Teve o comprometimento e a seriedade que Ricardo Teixeira encomendou de Dunga 4 anos atrás.
_ Poderia ter ido mais longe não fosse:
1 – A falta de equilíbrio do time no segundo tempo contra a Holanda.
2 – O fato do time não ter conseguido ampliar o placar no primeiro tempo do mesmo jogo.
3 – A contusão do Elano e a suspensão do Ramires.
_ Creio que mesmo com alguns erros, Dunga fez um bom trabalho e deu azar. Onde errou:
1 – No Felipe Melo, que se mostrou por várias razões uma aposta equivocada.
2 – No relacionamento com a imprensa.
3 – Na substituição do Luis Fabiano pelo Nilmar no final do jogo com a Holanda. (embora não creio que isso mudaria muito a história).

E a imprensa brasileira?
_ Disse que um absurdo levar alguns jogadores pelo que fizeram em 2007 (afinal futebol é momento) mas exigiram a presença do Ronaldo Gaúcho que não joga bem a uns 200 anos.
_ Atacaram o Dunga por preservar e isolar a seleção do mesmo jeito que atacaram Parreira por agir de maneira oposta há 4 anos.
_ Disseram que o Dunga não preparou a seleção para a Copa de 2014 exigindo que se escalasse jogadores surgidos em 2010. Muito bonito de dizer mas incoerente, afinal, desprezaram o fato do Dunga ter mantido os jogadores com quem trabalhou nos últimos 4 anos.


Minha única decepção foi o Robinho.
Ele tem muito mais futebol do que mostrou na Copa. Nas poucas vezes em que um lampejo de seu futebol apareceu chegamos ao gol, ou muito perto dele. Mas essas jogadas foram escassas, talves umas 4 ou 5 em toda a Copa. Ao que parece, Robinho é um jogador no Santos e outro quando está for a da Vila.

5 comentários:

  1. Lucio, concordo com quase tudo, mas o problema do Brasil era ter um time fraco mesmo, ao menos no momento da Copa. E não porque simplesmente um ou outro surpreendentemente sumiu em campo, mas porque: ou não estavam bem mesmo (Kaká, Fabuloso) ou porque nunca tiveram naipe para jogar uma Copa (M. Bastos, Felipe Melo, Josué, Grafite), ou até porque o (des)equilíbrio emocional em campo era reflexo do destempero do Dunga.

    Dava pra fazer coisa muito melhor? Não acho. Duvido que o Ganso ou Neymar seriam o Ozil e o Muller, mas ao menos teríamos alguma opção caso fosse preciso mudar algo. Como o Dunga não queria (nem sabia como) mudar nada, perdemos a opção.

    De um modo geral, e com todo o respeito aos meninos da Vila, nossa safra no ano de 2010 foi a pior dos últimos tempos (pior até que em 94). E o técnico, muito fraco, além de um mal educado.

    No mais, essa história que essa copa foi a copa das zebras, como andaram falando por aí, é uma balela. O time da França era fraco, o da Itália também. A razoável e esforçada Holanda pegou um mata a mata fácil. E a Espanha ratificou seu favoritismo. Tem o melhor time, de fato.

    ResponderExcluir
  2. Lucião... fui buscar nos arquivos meu primeiro post dessa copa para comparar onde eu estava certo e onde a coisa desandou.

    BRAZA é BRAZA -
    poi é, eu disse que apostava no Braza até o fim, só esperava que o fim fosse um pouco mais próximo do dia 11/07.

    EM ALTA -
    Espanha era a grande sensação antes da Copa e acabou levando o caneco... se bem que até esles estarem na final eu não acreditava em final feliz.

    TRADIÇÃO -
    Italia e Alemanha sempre candidatas ao titulo, acertei 50%.

    SACO DE PANCADAS -
    Honduras e Nova Zelandia apanharam mas não doeu tanto quanto eu esperava.

    PAPELÃO -
    Os eternos rivais Argentina e Inglaterra... hahahahaha... essa eu mandei bem e meus amigos alemães me ajudaram... as duas caíram de QUATRO !!!

    SURPRISE -
    eu acreditava um pouquinho mais no time do Tio Sam... não mostrou muito mais do que na Copa das Confederações.

    TEIMOSIA -
    ah Mexico... que "cosa triste"...
    meteram a mão !!!
    mas em 2014 eu estarei na arquibancada acompanhando cada passo do esquadrão zapatista rumo ao caneco.

    ResponderExcluir
  3. Sobre o Brasil, todos sabem, odeio o Dunga. Não acho que a geração seja ruim, acho que a fase não ajudou. KK, Gaúcho, Robinho, L. Fabiano são grandes jogadores, mas nenhum fez grandes temporadas em 2009/2010. A defesa me decepcionou um pouco, pois era o ponto forte do time. Chegar nas quartas e perder pra holanda tb não é o fim do mundo. Sobre a copa, zebra mesmo, na minha opiniao, só a saída da italia, q com essa geração corre risco de nem vir pro brasil em 2014, e a nova zelandia acabar a copa como a única invicta! Sim, a holanda perdeu, mesmo q na prorrogação, mas perdeu. Só a nova zelandia não perdeu nesta copa! De resto, tudo ocorreu dentro de probabilidades razoaveis, inclusive o próprio uruguai, q partiu de um grupo q nao tinha favoritos. Pena q copa do mundo demora tanto pra acontecer de novo...

    ResponderExcluir
  4. Também busquei alguns registros de posts anteriores. O que mais ou menos disseram alguns profetas:

    - Rick: a Fúria dependerá da Suiça pra se classificar e decepcionará mais uma vez.

    - Lucio: Vocês estão loucos? A seleção brasileira tá voando, favorítíssima ao título.

    - Coke: America rules. A Copa é a prova que a Eurocopa não tá com nada. Viva México.

    - Gentil: Copa estranha. Capaz de termos um campeão novato (Espanha?)

    ResponderExcluir
  5. Guto,
    No futebol tudo é relativo. A geração brasileira não é das melhores e alguns dos jogadores não jogaram nem 70% do que poderiam (por deficiências técnicas ou físicas), ainda assim:
    A Espanha (que a imprensa diz que joga bonito e para frente) fez 8 gols em 7 jogos. Muitos de bola parada, chutes de longe, rebotes...
    O Brasil (que joga ao estilo Dunga e só tem defesa) fez 9 gols em 5 jogos e vários foram golaços surgidos em tabelas e jogadas trabalhadas.
    Acho sim que voamos nos dois anos que antecederam a Copa. Só que aterrizamos muito cedo e de cabeça...

    ResponderExcluir